PAULINÍA- SP

  A história da cidade de Paulínia remonta à época colonial, quando o governo português doava sesmarias (grandes extensões de terra) a pessoas interessadas em cultivá-las. Em nossa região, há notícias de duas grandes sesmarias doadas em 1796 e 1807 que, pela localização (entre os rios Atibaia e Jaguari) ficavam onde hoje está Paulínia. Barreto Leme, que havia chegado a Campinas em 1739 recebeu, 34 anos depois, de Morgado Mateus o título de "Fundador, Administrador e Diretor" daquela cidade. Paulínia era um sertão inculto, nos arredores de Campinas,

com flora e fauna exuberantes, habitado por índios. Em 1885 o Comendador Francisco de Paula Camargo comprou a Fazenda São Bento, enorme propriedade de terra, para produzir café, cujas primeiras mudas, seu avô materno, homônimo, havia trazido do Rio de Janeiro para Campinas em 1817. Além da São Bento, outras grandes fazendas da região da atual Paulínia eram: A Morro Alto (de José Guatemozin Nogueira), a São Luís (de Francisco da Rocha), a Fortaleza (de Domingos de Salles Júnior), a São Francisco (de Heitor Penteado e seus irmãos), a

Santa Genebra (pertencente ao Barão Geraldo de Rezende que localizava-se onde hoje está aquele distrito), e a maior de todas, em terras onde hoje está a cidade de Cosmópolis, chamada de Fazenda do Funil ( pertencente a José Paulino Nogueira, seus irmãos: Artur, Sidrack e seu genro Paulo de Almeida Nogueira).Interessante destacar que as atuais cidades de Paulínia, Sumaré, Valinhos e Cosmópolis eram, na época, bairros periféricos de Campinas, afastados do centro e sem nenhum tipo de melhorias ou benefícios.

CONHEÇA OS PONTOS TURÍSTICOS

Foi um zoológico bem conservado com uma área arborizada prima para passear e tirar fotos.

Parque ecológico

Construção em estilo colonial português, aonde a população vai em busca de água mineral. A água que saí de suas torneiras foi canalizada em um percurso de 2,5 km.

Fonte Cidade Feliz

O Jardim Botânico Municipal "Adelmo Piva Júnior" tem uma área de 86.000 m2 e tem como objetivo principal a preservação de espécies de plantas nativas e exóticas aclimatadas no Brasil. A preservação das espécies provém da permanência de um arboreto com cerca de 1.200 espécies de onde são colhidas as sementes e aí enviadas ao Viveiro Municipal para produção de mudas.

Jardim Botânico Adellmo Piva Junior

O Zeca Malavazzi é um parque muito bem cuidado, tranquilo e seguro. Ótimo lugar para caminhadas, piqueniques, brincar com as crianças ou um simples descanso.

Parque Zeca Malavazzi

O Teatro Municipal de Paulínia, nomeado oficialmente como Teatro Municipal Paulo Gracindo, está localizado na cidade de Paulínia. É um dos mais importantes teatros do interior de São Paulo. Situa-se na Rodovia José Lozano Araújo, nº 1551, na Zona Sul da cidade.

Theatro Municipal

1/1

 LAZER E ENTRETENIMENTO

1/2
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

(19) 3833-1818 99119-9895 

Praça Rinaldo Godoy Borgiani, s/nº

Monte Alegre do Sul

San Marino Kartódromo Internacional

  • YouTube ícone social
  • Sem título-2

Vitrine de Negocio

1/1

Sabor da Roça

Rua Dom Pedro,55-Centro.

(19)3896-9999

Sabor da Roça

Rua Dom Pedro,55-Centro.

(19)3896-9999

Sabor da Roça

Rua Dom Pedro,55-Centro.

(19)3896-9999

Sabor da Roça

Rua Dom Pedro,55-Centro.

(19)3896-9999

© 2019 Caminhos da Região - Todos os Direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram